Twitter para empresas e negócios

Facebook para empresas e negócios
26 de junho de 2011
Incitão 2011
18 de julho de 2011

Twitter para empresas e negócios

O Twitter permite que usuários enviem e recebam atualizações pessoais em texto de até 140 caracteres. Cada atualização ou mensagem é chamada de tweet. Um tweet enviado aparece no perfil do próprio usuário no Twitter e também na conta dos usuários que seguem aquele perfil. Se você está chegando agora no Twitter, vale a pena ler um pouco mais sobre o que é o Twitter e para que ele serve no blog InterNey.

No Brasil, o Twitter vem ganhando popularidade e chamando a atenção das empresas para boas oportunidades de negócios. Desde junho de 2011, a ferramenta ganhou uma versão em português do Brasil, o que deve aumentar ainda mais a audiência e as oportunidades. As possibilidades são muitas: divulgar produtos e serviços, vender, se relacionar com o cliente, fortalecer e monitorar a sua marca, publicar notícias e informações relevantes para o seu público-alvo, entre outras.

Você pode ter um negócio local e usar a ferramenta para divulgar seus produtos e serviços. Por exemplo, avisar que o pão quentinho está saindo do forno como faz a padaria Farinha Pura no Rio de Janeiro. Ou você pode vender produtos industrializados como ensina o @marcogomes nesta apresentação de como usar o twitter para vender pela internet. Ou ainda, você pode associar a sua marca é imagem de uma pessoa famosa como faz a Claro com o Ronaldo Fenômeno. Enfim, as possibilidades são muitas. É importante estudar, pesquisar e experimentar para encontrar a melhor estratégia para o seu negócio.

Exemplos de uso do Twitter em negócios

Construirei uma galeria de exemplos do uso do Twitter em negócios. Não pretendo colocar muitos exemplos de uma vez (estou ansioso para lançar o post) mas com o tempo vou atualizando a galeria com cases que encontro por aí.

Aliz: O perfil @vagasaliz da empresa de consultoria Aliz é usado exclusivamente para divulgação de vagas de emprego na empresa e dicas para quem busca um emprego. Além desse perfil, a empresa possui outras contas para atender outros objetivos do negócio.

B2ML Sistemas: Usamos o perfil da @b2ml para divulgar notícias (participação em eventos, premiações, oprotunidades de emprego, etc.) e projetos desenvolvidos. Também usamos o Twitter para monitorar a nossa marca em tempo real.

Camiseteria: A @camiseteria usa o seu perfil no Twitter para divulgar produtos, fazer promoções e atender  os clientes. A empresa é um caso de sucesso no uso de redes sociais para negócios. Vale a pena conferir as ações desta empresa na rede.

Dell: A Dell segmentou a sua participação no Twitter. Ao invés de um perfil, a empresa criou vários: um perfil geral, outro para promoções, outro para promover idéias de usuários, outro para suporte, etc.

Você tem outros exemplos aí? Compartilhe aqui! E não deixe de seguir o Twitter da B2ML!

Atualizado em 09/08/2011
5 dicas para sua empresa conquistar o Twitter do blog @midia8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *