Desmistificando Cloud Computing – Computação em Nuvem

Saiba investir em tecnologia no seu negócio
21 de janeiro de 2020
É possível rastrear o que você consome, desde o processo de fabricação
5 de fevereiro de 2020

Desmistificando Cloud Computing – Computação em Nuvem

Que hoje a Internet tem sido o meio de comunicação mais utilizado, todos sabem. E que através dela é possível armazenar informações em um local que não seja na própria memória de um dispositivo, também.

Chamamos este local de Cloud Computing (Computação em Nuvem), que permite que empresas possam colocar informações na internet e acessar esses dados de qualquer lugar, bastando uma conexão com a rede mundial de computadores. Neste modelo, cabem ao fornecedor da aplicação as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas acessar e usar.

Muitas empresas e usuários se sentem inseguros em utilizar esta nova aplicabilidade, e então é preciso desmitificar algumas informações no que tange este método.

Principais vantagens de utilizar Cloud Computing no meio empresarial:

  • Disponibilidade:Utilização de softwares sem que os mesmos dependam do sistema operacional ou dos hardwares utilizados por sua empresa;
  • Colaboração:O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo lugar, ou seja, na “nuvem computacional“;
  • Foco no negócio: Terceirização das atividades de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup e escalonamento das aplicações.

 

Mas a utilização de Cloud Computing, gera um investimento muito alto para a empresa? NÃO.

Analisando o custo x benefício que o processo traz, fazendo com que os usuários tenham acesso rápido a recursos de Tecnologia da Informação, o investimento se torna justo e de baixo custo. Além disso, não é necessário investimento em outras tecnologias ou softwares para sua utilização.

 

Ela é segura e útil? SIM.

Os arquivos que estão em nuvem são mais protegidos que arquivos armazenados em mídias físicas, que podem estar armazenadas em um mesmo local (o que não é aconselhável) e podem sofrer eventuais acidentes. Além disso, o armazenamento em nuvem realiza um backup digital automatizado, deixando as informações ainda mais seguras para a sua empresa. A grande vantagem da sua utilidade é que é possível acessar todos os arquivos e dados remotamente, sem ter que se prender a um mesmo computador.

 

Com o uso de Cloud Computing além de uma forma segura de armazenamento de dados, outros fatores podem melhorar a capacidade de trabalho de uma empresa:

  • Redução de custos com softwares e hardware;
  • Escalonamento dos serviços prestados com agilidade e eficiência;
  • Direcionamento das tarefas e investimentos;

Por isso, não somente com cloud computing, mas adaptar sua empresa a novas tecnologia se torna extremamente importante para a evolução do negócio, fazendo com que ela esteja pronta para novos cenários e torne-se competitiva no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *