Saiba como otimizar processos de gestão da sua empresa

Dia Internacional da Internet Segura #SID2020
11 de fevereiro de 2020
B2ML arrecada valor para compra de Cortinas ao Lar da Providência de Itajubá
28 de fevereiro de 2020

Saiba como otimizar processos de gestão da sua empresa

Ter um bom sistema de gestão é um dos objetivos de grande parte das empresas. Isso porque com um gerenciamento eficiente, é possível reduzir custos, ao mesmo tempo em que se aumenta a produtividade, contribuindo para o sucesso do empreendimento.

Além disso, uma boa gestão reflete no sucesso da empresa, ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. 

Por conta disso, é necessário procurar formas de otimizar os processos e, dessa forma, alcançar ótimos resultados.

Neste artigo, vamos mostrar como a otimização de processos de gestão pode colaborar com a sua empresa e ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado. 

 

O que é otimização de processos?

A otimização de processos consiste na aplicação de um conjunto de ações e planejamentos, com o intuito de aumentar o desempenho da empresa e a produtividade do negócio. 

Em outras palavras, otimizar significa encontrar maneiras e oportunidades de melhorias para a organização.

Por exemplo, na instalação de um disco de freio iveco daily 3510, pode-se aplicar a otimização dos processos, com o auxílio de sistemas inteligentes para melhorar a forma de trabalho na empresa.

Para aplicar a otimização de processos, é necessário:

  • Mapear as principais atividades do negócio;
  • Identificar os pontos que precisam de melhorias;
  • Implementar ações para melhorar os processos;
  • Monitorar os resultados obtidos.

 

Mais do que reduzir custos e aumentar a produtividade, ao otimizar processo de gestão da sua empresa, você pode entregar produtos e serviços de maior qualidade aos seus clientes e, como consequência, ter maior reconhecimento no mercado.

Além disso, a otimização de processos de gestão colabora para que o ambiente de trabalho seja mais agradável, reduzindo os riscos de acidentes e aumentando a eficiência dos funcionários. Ou seja, a organização só tende a ganhar.

Passo a passo para aplicar a otimização de processos de gestão na sua empresa

Basicamente, o passo a passo para otimizar processos de gestão na sua empresa é mapear, identificar, implementar e monitorar, como dito anteriormente.

Sendo assim, vamos demonstrar como você pode seguir cada etapa e ter ótimos resultados na sua empresa!

1 – Mapeamento das atividades

O primeiro passo é fazer um mapeamento das atividades do seu negócio. Ou seja, levantar todos os processos envolvidos na empresa, bem como as origens, destinos e sinalizar quem são os colaboradores e/ou departamentos responsáveis.

Por exemplo, no trabalho de investigação confirmatória CETESB, uma das principais atividades é a produção de um relatório técnico para atestar a contaminação em uma determinada área de interesse.

Nesse caso, converse com os funcionários que elaboram o relatório e peça ajuda para levantar todos os trabalhos realizados diariamente na empresa. 

Assim, registre tudo em um documento e organize em um fluxograma. Dessa maneira, é mais fácil analisar cada uma das etapas envolvidas nas atividades da organização.

 

2 – Identificação dos pontos

Depois de mapear e organizar as atividades da empresa, está na hora de identificar quais são os pontos que requerem melhorias. Quer dizer, fazer uma análise das tarefas e propor ações para melhorar o desempenho nos trabalhos.

Por exemplo, em um despachante CNH cassada, percebeu-se uma dificuldade na organização de documentos, sendo assim, esse é um dos pontos que precisa ser otimizado, isto é, necessita de melhorias.

Para identificar com mais precisão se uma determinada atividade requer melhorias, tente responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o objetivo do processo?
  • Como é possível melhorar a atividade?
  • Quanto tempo esse processo demora?
  • Existe algum momento em que a atividade fica estagnada? Se sim, por quê?

A partir dessa análise crítica, pode-se identificar as possíveis melhorias para cada uma das atividades envolvidas na sua organização.

3 – Implementação das melhorias

Esta etapa consiste na implementação das ações que vão contribuir diretamente na otimização de processos da sua empresa. 

Por conta disso, é necessário realizar uma análise bem aprofundada, para evitar quaisquer contratempos.

O ideal é começar pelos pontos críticos, ou seja, aqueles que refletem melhorias do processo mais rápido.

Por exemplo, se em um serviço de laudo fotográfico ECV para vistoria veicular está com equipamentos falhos, o melhor a se fazer para otimizar o processo é investir em novos aparelhos. 

Desse modo, pode-se garantir a produtividade.

4 – Monitoramento de resultados

Após a implementação das melhorias, chega o momento de avaliar se as ações executadas tiveram, de fato, bons resultados. 

Por isso, é importante acompanhar os processos, para ter certeza que a otimização foi bem feita.

Em caso negativo, é necessário avaliar o que deu errado e iniciar todas as etapas novamente. Lembre-se de realizar testes confiáveis, para ter precisão na análise de dados.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *