Inbound Sales: o que é e como pode ajudar a vender mais?

Aplicativo desenvolvido pela B2ML para a UNESCO visou alinhar tecnologia e saúde
17 de abril de 2020
NFC e Contactless: novas alternativas de pagamento tomam força e remodelam o mercado
22 de abril de 2020

Inbound Sales: o que é e como pode ajudar a vender mais?

As estratégias de Inbound Sales têm revolucionado o processo de vendas no mercado. Por conta disso, conhecer o seu conceito, assim como as suas principais vantagens e desvantagens pode ser fundamental para o futuro do seu negócio.

Em um mundo competitivo como temos hoje, o mercado está sempre mudando e novas empresas estão sendo abertas a todo momento. Por isso, é importante conhecer o que tem de novo e estar pronto para reconhecer as mudanças que podem fazer a diferença para o seu negócio.

Além disso, pudemos perceber na última década como os hábitos de consumo estão mudando. Cada vez mais as pessoas preferem realizar as suas compras no conforto de suas casas, deixando as lojas físicas de lado. Ainda assim, tudo isso depende do segmento da empresa e se consegue ou não se bancar apenas no meio digital.

Quer entender um pouco mais sobre o que é o Inbound Sales e como ele pode auxiliar o seu negócio a gerar mais vendas? Confira esse conteúdo!

O que é Inbound Sales?

Um dos principais objetivos do Inbound Sales é fazer com que a sua empresa seja mais facilmente encontrada pelos seus clientes em potencial, ou seja, aqueles que podem estar interessados em comprar os seus produtos ou serviços.

Diferente do marketing e das vendas tradicionais, em que há um grande número de publicidades em revistas, na TV e nos jornais, o Inbound Sales busca chamar a atenção dos seus consumidores de outras maneiras, consideradas menos agressivas e intrusivas.

Por conta disso, diversas empresas mudaram o seu foco, tirando os vendedores da rua e colocando dentro das empresas, com o Inside Sales. Dessa maneira, os profissionais podem aproveitar mais das estratégias digitais para conseguir efetuar as suas vendas.

Isso parece muito com o Inbound Marketing, não é mesmo? Não à toa, já que as estratégias de vendas foram pensadas também através do Marketing de Atração, criando diferentes conteúdos e estando em plataformas para chegar a um maior número de pessoas.

Diferenças entre Inbound e Outbound Sales

O Outbound Sales é a estratégia de vendas tradicional, a qual já estamos acostumados a ver como a principal maneira das empresas trabalharem. A sua diferença está, exatamente, no ponto de início da conversa.

Ou seja, no Outbound o vendedor é responsável por iniciar a conversa com o cliente, sendo muitas vezes necessário ir atrás deles em vendas externas, para então descobrir quais são as suas dores e iniciar o processo da apresentação do seu serviço como uma solução para isso.

Por outro lado, no Inbound Sales é o cliente que vai até o vendedor. Mas como isso acontece? Através das estratégias de Inbound Marketing. 

Nesse momento, é essencial criar um bom plano de marketing, tendo como finalidade a criação de conteúdos que sejam interessantes para os seus consumidores, atraindo-o até que, por fim, a compra seja finalizada.

Para isso, os profissionais do marketing podem realizar as estratégias nas redes sociais, nos blogs ou no próprio site da empresa. O importante é encontrar meios de criar um relacionamento com o seu cliente, fazendo com que tenha um maior engajamento.

Semelhanças entre Inbound Sales e Inbound Marketing.

Agora que você já entende a importância do marketing digital para o Inbound Sales, é possível avaliar quais são as semelhanças entre essas estratégias.

As semelhanças entre o Inbound Sales e o Inbound Marketing são muitas, uma vez que ambos comprometem-se a uma mudança radical na maneira que as marcas e empresas lidam com as suas abordagens.

A verdade é que essas duas estratégias se complementam, ou seja, uma depende da outra para existir. Isso é algo que as empresas estão começando a entender apenas agora: o time de marketing e o de vendas não são duas coisas separadas. Para atingir todos os resultados esperados, eles devem trabalhar juntos.

Ou seja, nesse momento é importante criar um bom planejamentos de vendas, assim como estar em contato direto com as estratégias de marketing digital estabelecidas, buscando sempre entender quais são as principais necessidades e dificuldades dos dois grupos, para que um consiga apoiar o outro.

Por que migrar para o Inbound Sales?

Como comentado até então, o processo de compras das pessoas mudaram e, por conta disso, é essencial que as estratégias das empresas acompanhem essas mudanças, garantindo estar sempre dentro do que o mercado pede.

Bom, o primeiro passo é entender que os empreendedores têm percebido que mudar os seus vendedores para o Inside Sales, uma estratégia muito compatível com a de Inbound Sales, fez a lucratividade da empresa crescer, pois o modelo do Inside Sales diminui em diversos gastos para a empresa, como o deslocamento e hospedagem.

Além disso, por conta de todos os avanços e as facilidades tecnológicas, essa mudança ficou muito mais fácil. Como sabemos, quando uma empresa sabe como vender pela internet, as suas vendas são direcionadas para um público mais amplo, garantindo que chegue a um número maior de pessoas.

Sendo assim, e esse é uma das grandes vantagens do Inbound Sales, essa estratégia permite que os vendedores tenham uma maior eficiência e produtividade. Isso porque eles não precisam se preocupar com o deslocamento e até mesmo com a espera até conseguir falar com o cliente em potencial.

Da mesma forma, a sua empresa pode investir no marketing de relacionamento com o cliente, com o objetivo de fidelizá-los, criando uma convivência amigável e fazendo não apenas com que o consumidor indique a sua empresa para outros, mas também que efetue mais compras com você.

Deu para perceber a importância do Inbound Sales, não é mesmo? Por ser uma estratégia mais fácil de ser mensurada, o seu crescimento é mais previsível e escalável. Isso é o que toda empresa quer: vender mais!

Por isso, não perca mais tempo e invista nas principais estratégias de Inbound Sales para ver o seu negócio atingir o próximo nível. E ah, não se esqueça! As equipes de marketing e de vendas devem andar juntas para que todo esse planejamento dê certo. 

Sendo assim, invista em treinamentos e em oportunidades de relacionamento entre as duas equipes, fazendo com que o trabalho seja mais interessante para os dois lados, exatamente por entender a importância de cada função.

Conteúdo produzido pela equipe de redação da Ideal Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *