NFC e Contactless: novas alternativas de pagamento tomam força e remodelam o mercado

Inbound Sales: o que é e como pode ajudar a vender mais?
20 de abril de 2020
Saiba como otimizar o seu site em 5 passos
29 de abril de 2020

NFC e Contactless: novas alternativas de pagamento tomam força e remodelam o mercado

Assim como a modificação do estilo de compra e venda no mercado, hoje, o mundo encontra também novos modelos de pagamentos móveis: NFC (Near Field Communication) e Contacless (sem contato). Atualmente, com essas alternativas, é possível realizar compra e venda de produtos aproximando o celular de um leitor, podendo ser uma máquina de cartão ou celular.

A tecnologia, que já existe desde meados de 2013, toma força recentemente, com a crise de saúde pública existente em todo o mundo. A previsão é de que essa modalidade de pagamento fosse atingir, primeiramente, micro e pequenas empresas, entretanto, como podemos ver, essa tecnologia hoje abrange muito mais o mercado do que o esperado.

  • Como funciona NFC e Contacless?

Nada mais é do que um sistema de pagamento sem contato permitindo, por meio de aproximação, fazer compras e vendas seguras. É necessário que haja um cartão de crédito ou um celular, que estejam entre 2 a 10 centímetros de distância de um celular ou de uma máquina de cartão. A aproximação pode variar de acordo com o alcance dos dispositivos utilizados no momento.

Dentro do sistema, encontramos vários tipos de transmissão sem contato, que são:

Passiva: quando é gerado o sinal de conexão para um outro dispositivo;

Ativa: opção mais utilizada no mercado, ela envia e recebe dados;

Leitor e gravador: o sistema lê, altera e grava os dados. Um tipo de transmissão utilizado para abastecimento de bilhetes de metrôs e ônibus via smartphone.

Peer-to-Peer: são dois aparelhos que se comunicam, semelhante ao processo utilizado por Bluetooth, porém, utilizando menos gasto de energia e sendo mais rápido e simples.

  • Para quais dispositivos o sistema está disponível

Já é possível utilizar o sistema em dispositivos em Android, iOS e Windows Phone, uma vez que a tecnologia já venha de fábrica nos aparelhos. Além disso, é preciso a instalação de sistemas de pagamentos nos dispositivos.

O mesmo sistema também já está disponível para laptops, TVs, tablets, equipamentos que permitem a implantação da tecnologia.

  • Vantagens do NFC e Contactless

A maior vantagem do modelo de pagamento chama-se versatilidade. Empresas que optam por essa tecnologia, criam a modernização do tipo de negócio, reduzindo muitas das vezes questões burocráticas e esforços, tornando o tempo de atendimento bem como o tempo do processo de venda, mais otimizado, podendo reduzir até pontos negativos, como inadimplência.

Pode-se considerar também a redução de erros no processo de pagamento, algo relevante como vantagem para esses tipos de pagamentos. Um sistema como este, reduz processos manuais, que estão sujeitos a erros, lentidão e burocracia de documentos. Com isso, o modelo de pagamento modernizado torna o mercado mais competitivo.

Somando todos estes pontos, uma vantagem importante deve ser analisada: redução de custos. Toda empresa atualmente necessita de ações que viabilizam a redução de custos operacionais. Com a vinda deste novo modelo de pagamento, a soma de todas as vantagens: versatilidade, segurança, redução de erros, otimização do tempo e modernização, geram, consequentemente, uma redução de custos. Isso também estará ligado às vantagens que as próprias companhias de pagamento podem oferecer caso a empresa queira implantar o sistema de pagamento remoto, como valores baixos para implementação do sistema e taxas mais acessíveis de transações.

  • Criação de um sistema de pagamento NFC ou Contactless seguro

Para as empresas especializadas em serviços de sistemas financeiros como bancos, operadores de cartões e fintechs, a grande vantagem é encontrar no mercado, empresas voltadas para Tecnologia da Informação que já conseguem modelar e criar sistemas de pagamento diferenciados e seguros, da forma como necessitam.

Para o mercado, a tecnologia está cada vez mais presente, através de sistemas, softwares e aplicativos desenvolvidos sistematicamente para atender uma demanda de um mercado que cada vez mais, consome tecnologia em todas as suas ações.

  • Impacto no comportamento do consumidor

As novas tecnologias mudam constantemente a forma de consumir dos indivíduos. Os equipamentos eletrônicos hoje podem ser considerados essenciais para uma parcela da população que tem a tecnologia como porta de acesso para tudo que consomem: desde uma informação a um produto.

Assim como essa mudança acontece, não será diferente com os sistemas que são criados visando diminuir a segurança e o tempo utilizado para algumas operações. Apesar deste modelo de pagamento não estar presente em todo o mundo, a procura de empresas e consumidores é existente.

Porém, nem todas as empresas e companhia acreditam que este sistema seja seguro e confiável, uma vez que a tecnologia é a principal ferramenta, que estabelece a comunicação entre o sistema e as transações.

O modelo, pode estar sujeito a fraudes. Entretanto, quando realizado por empresas que possuem know hall no mercado, todo processo que executam é realizado de forma segura e confiável. Por isso, é necessário que quem queira implantar esse sistema em seu negócio, pesquise os melhores sistemas e as melhores empresas, visando a segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *