Por que a tecnologia da informação é tão importante para empresas

Fatores decisivos para utilizar um sistema operacional desenhado para sua empresa
17 de agosto de 2020
Dicas para melhorar a sua gestão dentro da empresa
24 de setembro de 2020

Por que a tecnologia da informação é tão importante para empresas

A elaboração de novos processos de gestão e estratégias para expansão tiveram mudanças profundas e hoje só são possíveis através da tecnologia da informação.

As empresas brasileiras têm experimentado grandes mudanças nos últimos anos. Agilidade, eficiência, competitividade e experiência positiva se transformaram nas palavras de ordem de quem quer crescer na era digital.

A elaboração de novos processos de gestão e estratégias para expansão tiveram mudanças profundas e hoje só são possíveis através da tecnologia da informação.

Dessa forma, o profissional de TI se torna cada vez mais necessário e presente em uma empresa, e precisa ter uma visão de negócios ampla e completa.

Hoje, os principais objetivos da tecnologia da informação em uma empresa estão diretamente relacionados à expansão do negócio e ao aperfeiçoamento dos processos com foco nos resultados.

Cada vez mais as empresas precisam inserir as soluções de TI como ferramentas estratégicas para a gestão e apoio no processo de tomada de decisões. O resultado dessa ação é proporcionar diferencial competitivo no mercado, gerando valor para os negócios e otimização das rotinas.

O que TI e como inserir na empresa?

A TI engloba um conjunto de atividades, informações e processos que acontecem através de recursos tecnológicos. Mas essas ferramentas precisam ser utilizadas de forma adequada para proporcionarem o aproveitamento máximo de todos os benefícios.

Nas pequenas empresas pode ser difícil manter um setor exclusivo de TI, com bons profissionais, mas as organizações precisam encontrar soluções para suprir essa necessidade sem comprometer o orçamento, como por exemplo, contratando profissionais ou empresas terceirizadas.

É primordial que haja treinamento adequado para o uso correto dos recursos, além da busca constante pela inovação, nesse meio constantemente em movimento.

O gestor precisa entender a real importância da TI para o negócio e buscar soluções inteligentes que possam gerar aumento de resultados para a empresa.

TI com foco na produtividade

Talvez esse seja um dos benefícios mais relevantes proporcionados pela tecnologia da informação: o aumento da produtividade. E, sem dúvidas, é um fator que tem impactos em toda a empresa.

As ferramentas disponibilizadas atendem múltiplos objetivos e pode ser integradas, facilitando o dia a dia dos colaboradores. Vamos conhecer algumas delas:

  • Aplicativos de reuniões virtuais

Com ele as reuniões passam a não depender mais de deslocamento físico, permitindo que os integrantes se comuniquem em tempo real, mesmo estando em lugares diferentes.

Esses aplicativos oferecem recursos de áudio, vídeo, gravação e compartilhamento de arquivos que facilitam o processo e proporcionam resultados excelentes, semelhantes aos de uma reunião presencial.

O uso desses aplicativos torna a comunicação mais fácil e acessível já que é possível participar de reuniões até mesmo através dos smartphones, de qualquer lugar.

  • Gestão de projetos e tarefas

São softwares que facilitam a organização, distribuição e o acompanhamento das tarefas e atividades necessárias em uma empresa.

Com eles é possível delegar atividades e compartilhar todas as informações necessárias para o desenvolvimento dela, informando prazos e funções, inclusive.

Dessa forma fica mais fácil acompanhar o que está sendo desenvolvido pelos colaboradores da empresa e perceber atrasos ou falhas rapidamente, permitindo a tomada de atitudes precisas para resolver as questões.

Gestão empresarial (ERP)

Planejamento e organização são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento das empresas, mas nem sempre é fácil manter tudo funcionando perfeitamente.

No dia a dia corrido, muitas vezes um colaborador pode se esquecer de registrar alguma informação ou cometer falhas, mas quando todo o processo está automatizado o risco disso acontecer fica bastante reduzido.

Ossistemas ERP onlineoferecem módulos integrados que representam os principais setores de uma empresa, e isso permite que as informações registradas em um deles sejam compartilhadas automaticamente com os demais.

Além de reduzir as chances de falhas, o controle dos dados se torna mais fácil e o módulo de relatórios oferece recursos que permitem o acompanhamento dos resultados em tempo real e com detalhes.

Osoftware de gestão empresarial ERPcontribui para o aumento da produtividade e para aredução de custos da empresa, além de proporcionar mais confiança e competitividade para a tomada de decisões importantes.

É importante perceber que a TI exige uma mudança de mentalidade nas empresas, além de uma hierarquia horizontal, que permite o acesso facilitado aos líderes e gestores.

Além disso, o gestor precisa incentivar e mostrar os benefícios do uso das novas soluções e a importância delas para a empresa, para conquistar a confiança e a colaboração dos funcionários.

A participação ativa dos colaboradores, combinada com o uso adequado das soluções de TI para empresas, gera muitos resultados positivos para o negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *