Quais sistemas de pagamentos inovadores você deve conhecer ainda este ano

Como utilizar CTA’s de forma eficiente para seu negócio
23 de novembro de 2020
Qual a diferença entre ter ou não o PIX?
21 de dezembro de 2020

Quais sistemas de pagamentos inovadores você deve conhecer ainda este ano

Com a evolução do mercado, cada vez mais, surgem novos jeitos de realizar pagamentos, isso porque com a internet alguns serviços são feitos de modo online, tornando essa atividade mais rápida e prática. 

Fazer pagamentos é uma atividade da rotina habitual de qualquer pessoa, seja ela dona de empresa ou não. Isso porque no atual sistema essa é a forma como os indivíduos adquirem coisas. 

Sendo assim, com a tecnologia surgem novos jeitos de realizar pagamentos que deixam a atividade de compra muito mais rápida e prática. Assim, essas novas soluções surgem para causar impacto no mercado e mudar o jeito de consumir.

Novos sistemas de pagamentos

Como já dito, com a evolução do mercado novos sistemas de pagamentos são criados e alguns que já são conhecidos em outros países passam a chegar aqui no Brasil. Alguns deles são:

  • NFC;
  • Bitcoins;
  • QR Code;
  • Biometria.

Sendo assim, conheça melhor cada um deles, sabendo, realmente, como funcionam:

NFC

Near Field Communication é um sistema inovador que trabalha com a ideia de comunicação por proximidade. Isso quer dizer que quando dois aparelhos estão perto um do outro, e em ambos tenha instalado um chip próprio para a função, é possível transmitir os dados. 

Dessa forma, é possível que dados de transações bancárias possam ser enviados de um aparelho para outro, se eles estiverem perto. 

Como uma mensagem, esse pode ser um sistema inovador que ajuda nos momentos de dividir a conta no bar ou de pagar a dívida para um amigo.  

Desse modo, essa pode ser uma tecnologia adotada por uma empresa de segurança patrimonial que deseja que seus pagamentos sejam realizados de um jeito mais simples. 

Essa é uma tecnologia já usada em países estrangeiros como o EUA, que usa o sistema em seus parques de diversão. 

Além disso, a tecnologia não se restringe somente a aparelhos de celulares, ela também pode ser usada em cartões de crédito e pulseiras eletrônicas. 

No Brasil, já existem alguns cartões que usam a tecnologia e celulares que suportam a configuração. 

Ademais, é bom lembrar que essa comunicação permite o compartilhamento de dados, por isso, pode ser usada para outras atividades além de pagamentos. 

Bitcoins

As famosas criptomoedas deram o que falar por serem uma forma revolucionária de lidar com o dinheiro. A moeda virtual ganhou muitos adeptos pelo mundo e agora também faz parte de um novo sistema de pagamento. 

Sua principal vantagem é que não há impostos, bem como que as taxas cobradas possuem valor baixo. Sendo assim, é uma ótima opção para os donos de empresa que desejam ter mais lucros. 

Além disso, ela é uma moeda independente, que não é encontrada de forma física, para ter acesso à ela, é preciso entrar em uma conta por meio de um computador. 

Desse modo, uma fábrica de impressão de dados variáveis pode usar como opção dos seus pagamentos o sistema de bitcoins, reduzindo o dinheiro que vai gastar com as taxas e impostos, ou seja, economizando. 

QR Code

Muitos não sabem, mas o QR Code é a evolução do código de barras, com a tecnologia esse código se tornou virtual e agora pode ser escaneado para identificação de itens. O sistema foi criado em 2011, mas só agora está se tornando popular. 

Aqui a vantagem é que não é mais preciso dinheiro para fazer os pagamentos, com o aparelho celular o cliente escaneia o código e faz o pagamento de suas compras. Desse modo, acabaram se os problemas com troco e contagem de dinheiro. 

Dessa forma, uma empresa de segurança eletrônica pode adotar como forma de pagamento para os seus clientes o sistema de QR Code, dando mais agilidade para as suas transações. 

Biometria

Já muito usada para reconhecer as pessoas, a biometria também pode ser usada para pagamentos, facilitando a vida do cliente que não precisa mais se preocupar em saber senhas. 

Isso porque com um simples leitor biométrico o indivíduo permite a autorização de uma transação bancária e realiza o pagamento. 

Carteira digital

Aqui os dados são passados para uma conta digital, que passa a usar essa nova opção para realizar as suas atividades bancárias.

Tudo isso é feito por aplicativos, então, depois dos dados transferidos é criada uma carteira digital para ser usada. Além disso, o usuário também cria uma identidade virtual, isso traz segurança para o indivíduo.

Sendo assim, a pessoa consegue proteger os seus dados bancários e pode substituir sua carteira física pelo celular, que é o local onde são armazenadas todas as informações. Junto com essa tecnologia também é possível usar o sistema de QR Code. 

Desse modo, esse pode ser um sistema de pagamento usado por uma empresa de cerca elétrica residencial para que os seus dados sejam protegidos e fiquem mais seguros. 

No Brasil, já existem algumas opções de carteiras digitais que estão se tornando populares entre clientes e lojistas. 

mPOS

Esse sistema também usa o aparelho celular e os aplicativos. Aqui, o sistema é parecido com uma máquina de cartão física. No aplicativo, o usuário fornece os seus dados e o conecta em uma rede. 

Dessa forma, o vendedor coloca no sistema mPOS o valor da compra, e por meio do aplicativo, o comprador confirma o valor com sua assinatura digital. Em seguida, é enviado um comprovante para o e-mail fornecido ou por SMS. 

Sendo assim, esse sistema é uma máquina de cartão digital sem precisar do aparelho, apenas de celulares. Além disso, esse ferramenta oferece também outras funções além de pagamentos, como relatórios que ajudam na organização do negócio. 

Desse modo, esse pode ser uma forma adotada por uma plataforma de acessibilidade para realizar e receber os seus pagamentos, sem ter a necessidade de comprar máquinas de cartão física. 

PIX

O novo sistema de pagamentos instantâneos acabou de chegar no Brasil e promete mudar a forma de realizar transações. Isso porque com uma simples informação como CPF ou número de telefone, vai ser possível fazer transferências.

Feito de forma totalmente digital, o sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, é livre de taxas e promete que o dinheiro caia na conta em até 10 segundos. 

Para usá-lo basta cadastrar uma chave de acesso que pode ser um e-mail ou número de telefone e pronto. 

A diferença é que no sistema tradicional é preciso de diversas informações do dono da conta para fazer uma transferência, com o PIX somente um dado é suficiente para que seja feito o pagamento. 

Além disso, preocupações com o banco de origem da conta também não são mais necessárias, já que com o PIX a transferência é feita para qualquer banco sem cobrança de taxas. 

Autoatendimento

Os totens de autoatendimento também são uma forma inovadora de pagamentos. Colocado nas lojas, esse aparelho dá autonomia para que o cliente realize o seu pedido do jeito que deseja e faça o pagamento como preferir. 

Sendo assim, é bom para lojas que têm uma demanda muito grande de compradores, com o totem de autoatendimento o processo é agilizado e o cliente faz seu pedido sem precisar falar com um atendente. 

Esses aparelhos são muito usados em bares e restaurantes para agilizar o processo de atendimento dos pedidos. 

Entenda os impactos desses novos sistemas

Com os novos modelos, a simples atividade de pagamento vai sofrer mudanças, isso porque no futuro não vão ser mais necessárias diversas cédulas, papéis e cartões. O futuro dos pagamentos está nos aparelhos celulares. 

Os novos modelos permitem que tudo seja armazenado em aplicativos, e com a tecnologia de aproximação e compartilhamento de dados sejam realizados pagamentos de boletos, compras, dentre outros. 

Sendo assim, uma empresa de portaria virtual pode revolucionar o seu sistema de pagamento usando apenas um aplicativo de celular para fazer as suas transações. 

Além disso, com os novos recursos a segurança também aumenta, isso porque não é mais necessário andar com cédulas de dinheiro na rua, diminuindo dessa forma o risco de assalto tanto para clientes, quanto para lojistas. 

Por fim, esses recursos trazem agilidade para o setor de compras, que pode ter filas mais rápidas. As lojas agora podem receber os pagamentos de uma maneira mais prática, o que vai dar agilidade na produção e no atendimento. 

Isso gera consequências para a satisfação do cliente, que vai ficar mais contente ao ter um atendimento rápido. 

Além disso, hoje em dia estar atualizado com as novas opções que surgem, também é bem visto pelos consumidores que procuram facilidades no cotidiano. 

Sendo assim, uma empresa de controle e automação vai ter muitos benefícios ao adaptar algum novo modelo de pagamento em seu negócio, seja em segurança ou em agilidade no atendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *