Como a tecnologia influencia o mercado de trabalho

Quais os sistemas de pagamentos que podem revolucionar o mercado
31 de dezembro de 2020
Como a tecnologia avançou no ano de 2020
14 de janeiro de 2021

Como a tecnologia influencia o mercado de trabalho

A cada dia a tecnologia avança mais, sendo que, junto com ela, diversas mudanças também ocorrem dentro do mercado de trabalho.

Hoje em dia, em qualquer empresa, é fundamental realizar um mapeamento de competências completo, principalmente, para identificar quais são seus principais pontos positivos e negativos. 

Inclusive, diversas empresas têm optado por este modelo para adaptar seus espaços físicos.

Esse processo acaba sendo uma via de mão dupla, uma vez que a cada avanço tecnológico, novas oportunidades e experiências são criadas, fazendo o mercado se movimentar e investir mais em ações avançadas.

Desde 1760, com a Primeira Revolução Industrial, a tecnologia faz parte da vida de todas as empresas e pessoas. A criação de máquinas que substituíram a mão de obra humana, inicialmente gerou um impacto negativo no mercado, com demissões em massa.

Entretanto, logo a humanidade se adaptou e começou a estruturar uma série de novas possibilidades e oportunidades, principalmente, na criação e manutenção destas novas tecnologias.

Uma das principais variações causadas pela tecnologia são as soluções financeiras para empresas, muitas vezes em condições muito melhores do que de outras áreas.

Ou seja, conforme os anos foram passando, os trabalhos mais automáticos acabaram sendo desempenhados por máquinas de alta tecnologia, enquanto a mão de obra especializada ganhou mais espaço no mercado.

Nos dias de hoje, áreas ligadas a tecnologia como o TI (Tecnologia da Informação) e a criação e desenvolvimento de softwares e hardwares são um mercado dominante de trabalho, sempre com diversas oportunidades para profissionais qualificados.

Uma carreira pode deixar de existir?

Enquanto diversas carreiras são afetadas de forma positiva pela tecnologia, criando novas guias de crescimento e especialização, outras acabam começando se tornando obsoletas, desaparecendo com o passar do tempo.

Assim como o encerramento de empresa é uma realidade para muitos empresários, algumas carreiras eventualmente vão se tornando menos necessárias até o desaparecimento.

Estas carreiras em encerramento dependem exclusivamente de alguns fatores para continuar existindo, como:

  • Tipo de tecnologia para substituição;
  • Resistência de gestores;
  • Custo de implantação;
  • Receio da mudança não agradar clientes.

Ainda assim, eventualmente essas carreiras em desuso acabam sendo extintas, uma vez que novos profissionais dificilmente procuram vagas e oportunidades neste tipo de setor.

Por conta da automação cada vez maior e mais completa que as empresas têm oferecido, algumas profissões começam a sentir o impacto de se tornarem obsoletas.

É o caso de bancários, operadores de telemarketing e outras atividades de atendimento ao público.

Hoje em dia, as opções para que o cliente consiga resolver seus problemas por conta própria são inúmeras, desde o atendimento com uma inteligência artificial até terminais de autoatendimento.

Por exemplo, uma empresa de consultoria fiscal já é bem diferente do que era há alguns anos, tentando se manter atualizada a cada mês.

A importância de estar sempre atualizado

Para qualquer profissional, a importância de estar sempre em constante evolução é fundamental para se manter competitivo no mercado de trabalho. Isso porque você não correrá o risco de ficar defasado ou ser ultrapassado por concorrentes.

Por isso, é importante ter em mente os benefícios de buscar sempre estar em dia com os avanços tecnológicos de sua área de atuação.

O futuro já está no agora

O futuro é altamente dependente da tecnologia. Independentemente do ramo em que você atua, os avanços tecnológicos já fizeram drásticas mudanças em praticamente todas as áreas de trabalho. Portanto, ao se atualizar em sua carreira você está galgando seu futuro.

Muitas empresas estão reduzindo seus quadros, seja pela automação ou pela contratação de serviços, como a terceirização de serviços de portaria.

Estudar e se atualizar constantemente é um passo primordial para um melhor desempenho profissional, principalmente frente aos constantes avanços apresentados pela ciência.

Um profissional qualificado terá muito mais valorização e sempre será mais requisitado no futuro, principalmente em áreas novas, onde ainda não há muitos profissionais atuando.

O marketing é um forte aliado

Uma das principais ferramentas apresentadas na era tecnológica é o marketing digital. Ele é responsável por boa parte das ações de publicidade de diversas empresas e tem tomado cada vez mais a vida das pessoas.

E não apenas empresas podem se beneficiar do marketing digital. Um bom profissional pode usar as ferramentas para alavancar sua carreira, promovendo-se virtualmente através do uso de redes sociais ou, até mesmo, em um site pessoal para desenvolver seu conteúdo.

O marketing digital tem como grande diferencial o baixo custo para ações de divulgação e engajamento. Por isso, tornam-se uma excelente opção para profissionais que precisam estar sob os holofotes para atuarem.

Digitalização de documentos pode parecer algo do passado, mas através das ferramentas corretas de marketing, é possível criar nos clientes a vontade de consumo.

Através da utilização correta destas técnicas de marketing, é possível se mostrar uma referência em sua área de atuação, não só atraindo outros profissionais que busquem seu conhecimento e acabem aumentando seu reconhecimento, mas também por recrutadores.

As chances de crescimento profissional e ofertas de novas oportunidades de emprego podem aumentar drasticamente com a boa utilização das ferramentas da internet para sua autopromoção.

Aumento da competitividade

Quando você conhece as atualizações realizadas pela sua área de atuação, e consegue se capacitar no trabalho com todos os avanços tecnológicos, acaba saindo na frente de outros profissionais do segmento, tornando-se um líder no mercado de trabalho.

Ao se tornar uma pessoa profissionalmente competitiva, as oportunidades podem surgir de forma muito mais orgânica, garantindo possibilidades que te colocam à frente de seus concorrentes, representando tudo o que a empresa deseja conquistar para si.

Uma assessoria trabalhista buscará os mais qualificados profissionais, então você sempre estará competindo em um mercado ativo. Ter os diferenciais pode ser de grande valia.

Um bom profissional pode ser extremamente valioso para uma empresa, então quanto mais qualificado você for, mais a empresa em que você trabalha desejará te manter no quadro de funcionários, permitindo uma flexibilidade maior na hora de negociar aumentos ou salários.

Oportunidades surgirão com mais frequência

Enquanto muitas pessoas temem ser substituídas por conta da tecnologia, outras veem nela uma oportunidade de crescimento. Isso porque a cada dia novas ferramentas estão surgindo, e junto delas a necessidade de especialistas para operá-las.

Por exemplo, vender etiquetas personalizadas ainda é um processo comum. Entretanto, o processamento destas etiquetas deve ser o mais moderno possível, para que possa apresentar sem medo as qualidades do produto.

Além disso, a facilidade e agilidade de adquirir conhecimento hoje em dia é fundamental para capacitar profissionais. 

Com um clique você consegue acessar um novo curso online ou workshop que pode fazer a diferença em seu ambiente de trabalho, tornando-o mais capacitado.

Porque automatizar processos?

Para ser capaz de entender essas mudanças e estar preparado para elas, é importante entender os benefícios que a automação traz para as empresas, conseguindo assim identificar quais são os pontos que você deve se focar para conseguir se sobressair.

A automação tem como grande potencial a velocidade de processar informações, permitindo que os relatórios e a parte mecânica do trabalho seja agilizada e permita que os funcionários se dediquem aos pontos mais importantes do trabalho.

Isso acaba permitindo uma concentração maior e um aumento de produtividade que podem ser identificados como catalisadores de melhorias nos resultados apresentados.

Aproveitar a tecnologia como sua aliada pode ser a chave para conseguir gerar resultados cada vez melhores dentro da empresa, aproveitando as facilidades que as ferramentas apresentam.

Apesar do receio de algumas pessoas, a tecnologia pode ser grande aliada dos seres humanos em questões empresariais. 

Isso porque com as máquinas fazendo o trabalho pesado, a gestão e manutenção de resultados pode ser alcançada mais facilmente, identificando pontos que podem ser otimizados dentro do atendimento.

A maioria dos clientes ainda prefere lidar com um ser humano do que com uma máquina, e por isso equipes de vendas são fundamentais. Seu trabalho acaba gerando uma série de resultados positivos.

Essas melhorias acabam impactando diretamente o engajamento entre os funcionários. Isso porque, em uma empresa com acesso a melhorias e aprimoramentos tecnológicos, os colaboradores tendem a se aprimorar por conta própria.

Além disso, muitos optam por compartilhar os conhecimentos adquiridos, conseguindo cursos e workshops muito interessantes. Inclusive, algumas pessoas podem se sentir tão estimuladas que começam uma nova graduação.

Considerações finais

O importante é se lembrar de que, quanto mais a empresa gasta com tecnologia, mais ela espera que você esteja preparado para utilizá-la

Por isso, tente se manter sempre atualizado com as novidades tecnológicas de sua área, ficando de olho em quais modelos estão sendo aplicados em seu trabalho.

A automação do serviço em uma empresa é uma realidade constante, que precisa ser feita para que a empresa continue a existir.

Portanto, fazer sua parte e se atualizar também é fundamental, não só para continuar na empresa, mas para aproveitar as oportunidades que surgirem.

Não adianta ficar lamentando a chegada da tecnologia em sua empresa, uma vez que a principal fonte de acesso para o sucesso é ela própria. Domine-a, e você terá grandes chances de crescer em sua carreira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *