Cloud computing: por que adotar?

O que é um Software ERP?
29 de novembro de 2018

Cloud computing: por que adotar?

Você já deve ter se deparado com alguma foto dos primeiros computadores criados. Os equipamentos ocupavam salas inteiras. A tecnologia avançou tanto que, hoje, muitas salas cabem dentro de um computador. Mais precisamente, todos os dados  gerados e recebidos pelo seu negócio cabem dentro de um computador. Basta ter acesso à internet e conhecer a computação em nuvem. Neste artigo, falaremos sobre os motivos para adotar a Cloud Computing.

 

Você sabe o que é Cloud computing?

Gerenciar dados pela nuvem. Colocar arquivos na nuvem. O que exatamente é essa “nuvem”?  A resposta é simples: a nuvem é um lugar que não é físico. A nuvem é a internet. Cloud computing, ou computação em nuvem se traduzido, mudou a forma como pessoas e empresas utilizam a tecnologia. Não é preciso nenhum esforço da empresa para gerenciar ou fazer a manutenção do software.

“A computação em nuvem permite que empresas possam colocar informações na internet e acessar esses dados de qualquer lugar, bastando uma conexão com a rede mundial de computadores”.

A memória da nuvem é infinita. Portanto, nada de preocupações com a falta de espaço para o armazenamento dos dados da sua empresa. Mais uma vantagem da Cloud computing é que você pode acessar todos os dados que você colocou na nuvem de qualquer lugar do mundo. Você só precisa ter um dispositivo com acesso à internet.

As vantagens da Cloud Computing

Todo armazenamento da empresa em um só lugar

Imagine todos os dados da sua empresa em somente um lugar? A computação em nuvem mantém tudo organizado e facilita o acesso às informações. É bastante complicado lidar com vários tipos de softwares, cada um com uma chave de acesso, em somente uma rede. Com todos os arquivos em um só lugar, todos os usuários habilitados poderão ter acesso a essas informações, sem necessidade de servidor local.

Disponível em qualquer lugar do mundo

Para fazer a gestão da sua empresa você não vai precisar estar no endereço físico dela. Você poderá estar em outro país e, mesmo assim, terá acesso a qualquer atividade da empresa. Também é possível fazer qualquer alteração à distância. Com a computação em nuvem, a sua empresa e os seus funcionários estarão sempre conectados e todos os arquivos estarão disponíveis. Além disso, estarão seguros!

Preço justo

Você vai pagar pela quantidade de armazenamento que deseja utilizar e também pelo processamento que escolher. Por isso, a computação em nuvem possibilita a cobrança de um preço justo. Afinal, todo processo de suporte tem menos custos quando comparados com softwares tradicionais. Assim, você paga menos e seu investimento retorna no aumento dos resultados da sua empresa.

Sem extravio de arquivos

Agora, vamos pensar em uma extrema ameaça para seu negócio: o imprevisível. Quedas bruscas da energia elétrica, tempestades e defeitos em equipamentos são acontecimentos que fogem do seu controle. No modelo tradicional de softwares, você arriscaria a perda de todas as informações da sua empresa.

Afinal, se o servidor local sofrer algum dano, dificilmente, você conseguiria recuperar todos os dados. Na computação tradicional, o backup é agendado, semanal e, muitas vezes, tem custo adicional. Na computação em nuvem, o backup é

  • Diário
  • Gratuito
  • Automático

Além disso, suas informações são salvas em diferentes servidores. Os dados são criptografados e protegidos por segurança de nível bancário. Assim, nenhum desastre pode atingir esse patrimônio tão importante do seu negócio.

Cloud Computing: o primeiro passo

Começar a usar o cloud computing na sua empresa é inovar e agilizar os processos de gestão. É natural as empresas adotem esse novo modelo como um  “arquivo”, mas é importante que você saiba que a computação em nuvem vai muito além.

Talvez o primeiro passo para implementar essa ferramenta na sua empresa seja contratar um sistema ERP online que já trabalhe em nuvem. Assim, você não precisa se tornar um especialista nos aspectos técnicos da Ciência da Computação, mas aproveita o que o avanço tecnológico tem de melhor.

A adaptação da sua equipe para a nova ferramenta não será difícil. O funcionamento de sistemas em nuvem segue os princípios do Google Drive, OneDrive, Dropbox e, até mesmo, de redes sociais como Facebook. A principal, e mais importante, diferença é que o foco está na responsividade do acompanhamento da sua empresa: do controle de estoque aos relatórios financeiros e contábeis.

As bases da computação em nuvem são conhecidas da maioria dos usuários de internet. Além disso, como todo processo de contratação,  manutenção e backup pode ocorrer de forma remota, o suporte do seu sistema também estará de prontidão para sanar dúvidas da equipe.

 

Qualquer empresa pode usufruir das vantagens da computação em nuvem,  independente da localidade, tipo de serviço, área ou objetivos.

A B2ML é especialista em desenvolver sistemas para computação em nuvem. Se sua empresa acredita que precisa de um sistema próprio nesses moldes, entre em contato com nossa equipe comercial aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *