Como aumentar as vendas na indústria com um marketplace B2B

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Como aumentar as vendas na indústria com um marketplace B2B

Os marketplaces tornaram-se grandes oportunidades para as empresas do mercado b2b, como o setor industrial aumentarem as suas vendas.

Destacada pela alta concorrência, os marketplaces são plataformas usadas por empresas para comercializar produtos e serviços entre si, como um shopping virtual.

Esse modelo de negócio vem crescendo nos últimos anos. De acordo com o Sebrae, 52% de todas as negociações online ocorreram em marketplaces.

Nessas plataformas o lojista pode vender os seus produtos no mesmo espaço de outras empresas, sendo positivo para pequenas companhias, que podem concorrer igualmente com as gigantes do mercado.

Mas, para conseguir bons resultados nessas plataformas não basta saber o que é marketplace e seu funcionamento, é necessário também conhecer ações de venda e divulgação dos seus produtos.

E neste conteúdo você vai aprender as principais estratégias para a indústria vender mais em marketplaces b2b.

Características do nicho B2B

A pesquisa por um produto ou serviço na internet é muito comum entre os usuários. De acordo com o Ibope, 43% dos usuários de internet procuram informações antes de adquirir um produto.

No mercado b2b a exigência é ainda maior. Diferente do mercado B2C, voltado ao consumidor final e que usa a emoção para atrair clientes, o público que comercializa produtos entre empresas é diferente.

Nesse nicho de atuação as vendas b2b ocorrem pela racionalidade dos compradores, que se informam muito antes de comprar um produto.

Entre as principais vantagens de um marketplace b2b industrial estão a redução de custos com criação de site, design e hospedagem, já que esses recursos são oferecidos pela própria plataforma.

Outra vantagem é a visibilidade, essas plataformas tem bom posicionamento nos sites de pesquisa, aumentando as chances do seu produto ser encontrado pelo cliente.

Além disso, o ticket médio das vendas entre empresas é maior. Isso porque empresas do setor industrial compram produtos em grande escala, aumentando a lucratividade do negócio.

Dicas para vender em marketplaces

Disponibilizar um produto em uma loja virtual ou marketplace não é o suficiente para aumentar as vendas. Para saber como vender pela internet é preciso investir em divulgação para obter rápidos imediatos.

Com a divulgação do produto as chances de ser encontrado pelo cliente industrial são ainda maiores, podendo encontrar novos públicos em diferentes lugares.

Portanto, saiba as principais dicas para divulgar seus produtos no marketplace:

Trabalhe com redes sociais

As redes sociais é uma maneira para divulgar e produzir conteúdo de produtos industriais. Isso porque trata-se de um canal direto de comunicação com seus clientes.

Por esse motivo, de acordo com o próprio LinkedIn, 94% do mercado b2b industrial usam a plataforma para produzir conteúdo.

E como se trata de um público racional, um conteúdo informativo é fundamental na decisão de compra desse cliente.

Além disso, as redes sociais são ótimas para aproximar o cliente da empresa, podendo adquirir mais informações dos gostos e preferências dele.

Adote o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem a função de agregar alto valor informativo para os leitores por meio de materiais ricos como artigos, e-books, infográficos e vídeos.

Esse tipo de produção de conteúdo é bastante sutil, pois ele atrai o potencial cliente com materiais educativos e informativos sobre determinado tema.

Coloque o máximo de informações possíveis na página de anúncio do produto, pois isso vai aumentar a visibilidade dele no marketplace e nas páginas de busca.

A principal vantagem em adotar essa estratégia é o alto número de visitas, que segundo pesquisa da Rock Content, são 2,2 maiores que empresas que não fazem marketing de conteúdo.

Invista em links patrocinados

As estratégias de marketing de conteúdo e redes sociais são excelentes opções para divulgar seus produtos na internet. Porém, essa estratégia pode demorar um pouco para gerar os primeiros resultados.

Para quem deseja resultados imediatos, os links patrocinados são uma ótima opção. Tanto nas páginas de busca, quanto nas redes sociais, os anúncios pagos aparecem em destaque nessas plataformas, divulgando o produto imediatamente.

Tanto o Google, quanto as redes sociais como LinkedIn, Facebook e Instagram oferecem suas ferramentas de anúncios pagos, com intuito de impulsionar as publicações desses clientes.

Invista em um marketplace industrial b2b

O marketplace é uma plataforma onde empresas vendem produtos e serviços entre si, sendo uma oportunidade para grandes e pequenas companhias para aumentar seus lucros.

Isso porque essas plataformas têm bom posicionamento nos sites de busca, aumentando a visibilidade da indústria na internet.

Mas para os resultados sejam rápidos é necessário investir em divulgação. As redes sociais por exemplo, são canais de comunicação direta com o cliente, tornando a empresa mais próxima do cliente, produzindo conteúdos informativos para eles.

Em por falar em conteúdo, produzir materiais educativos e informativos é fundamental para atrair clientes b2b, pois eles são mais exigentes na procura de informações sobre o produto. Portanto, quanto mais informações disponíveis do produto, mais atraído fica o cliente.

Para quem deseja resultados imediatos, os links patrocinados podem te ajudar. Essa estratégia de anúncios pagos posicionam os produtos do marketplace imediatamente nas páginas de busca e nas redes sociais, aumentando ainda mais a visibilidade da empresa.

Dessa forma, a indústria terá mais chances de aumentar as suas vendas em marketplaces, tanto com os anúncios na plataforma, quanto com a divulgação em outros canais digitais.

 

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do blog Marketing para Indústria

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